.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Quarta-feira, 22 de Abril de 2009

PLANTAS NA COZINHA E NO PÁTIO DA ENTRADA

   Hoje em dia, a cozinha não passa de mais um canto da casa aproveitado até o último nicho. Mas se houver uma janela não muito pequena, há que aproveitá-la para criar um local de contemplação do verde. também a área de entrada e as escadas são partes da casa que deixaram de ser tabu para as plantas ornamentais, mesmo se tiverem pouca luz.

 

 

A COZINHA

 

 

 

juntamente com a já referida tendência de cozinhas de pequenas dimensões, assistimos hoje em dia a uma maior ocupação da cozinha como espaço para cozinhar, comer e conviver. E neste espaço de convívio em que se tornou a cozinha, as plantas ornamentais encontram também o seu lugar. Que plantas resistem melhor às mudanças de temperatura quentes provocadas pelos cozinhados e às correntes de ar? Vale a pena experimentar uma cabeleira-de-velha em filigrana, de dimensões pequenas, com suas finas e delicadas folhas suspensas; ela precisa de um lugar com luz média, de muita água e de humidade de ar constante. O papiro, com um grande consumo de água, sente-se muito bem na cozinha, se houver espaço suficiente perto da janela. Também a Epipremnun pinnatun gosta de se alongar de um local elevado, um armário alto ou uma estante; também ela se contenta com um lugar pouco iluminado.

   Naturalmente, a presença do verde das plantas comestíveis torna-se especialmente agradável numa cozinha. É possível colocar propositadamente uma barra perto da janela com um recipiente cheio de ervas aromáticas.

 

PÁTIO DE ENTRADA

(corredores e vão de escadas)

 

 

 

( uma vez que o filodendro é pouco exigente, só não gosta de sol, pode ser colocado numas escadas)

 

   As plantas do corredor e do vão da escada apresentam-se como uma simpática saudação de boas-vindas aos visitantes. Naturalmente, neste ambiente de lusco-fusco. apenas se desenvolvem as plantas que não necessitam de muita luz. Uma vez que as temperaturas nestas áreas são mais baixas do que nos espaços de convívio, o seu número torna-se reduzido.

   É o caso do quase indestrutível clorófito, cujas as elegantes folhas verde-claras são capazes de iluminar o corredor. A Epipremnum pinnatun  é igualmente capaz de suportar a luz fraca e, como planta suspensa, torna-se também muito graciosa.

   A língua-de-sogra austera contenta-se com um lugar de luz média no corredor ou no vão da escada, tal como a aspidistra sem reivindicações, que já nos tempos da avó enfeitava a entrada.

   A arália gosta de passar o verão ao ar livre, num lugar com luz fraca, mas no inverno as suas folhas polidas e brilhantes produzem um efeito muito decorativo no vão da escada fesco ou no corredor. Com exigências bastante mais modestas relativamente à luz, surge a tradescância, com seus ramos pendentes e belas folhas. Se houver um lugar disponível para um cesto pendente ou uma borda elevada, esta planta de crescimento exuberante deverias ser colocada algures no pátio de entrada ou no corredor. O espargo-feto, uma bela aparição para alegrar corredores ou pátios de entrada tristes, espalha prontamente seus rebentos num local com luz média. Todos estes lugares são proprícios para as plantas que gostam de hibernar em locais frescos.

 

 

 

( para um corredor algo espaçoso, a costela-de-adão, de dimensões gigantescas, é exatamente a planta certa, proporciona uma agradável passagem para o andar seguinte.)

 

 

 


publicado por Mel às 22:15

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/