.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Segunda-feira, 27 de Abril de 2009

PLANTAS DE VARANDA E DE TERRAÇO

   Com uma varanda ou terraço, quase todos os sonhos de oásis verde_ ou melhor, colorido_ se tornam realidade, demonstrando a individualidade no mais pequeno espaço. Até há bem poucos anos, a palavra "varanda" estava associada a sardinheiras, mas hoje em dia existe uma enorme variedade de oferta de plantas com que se pode experimentar.

 

 

 

   O espaço limitado da varanda e do terraço constitui simultaneamente uma vantagem e  uma desvantagem, a limitação inevitável da escolha de plantas constitui um desafio anual. Para que o cultivo tenha um caráter harmonioso, há que se planear atempadamente. A primeira reflexão é válida para plantas vivazes. Depois de saídas da sua habitação de inverno, que plantas de barrica disponíveis podem voltar ao ar livre, quando e onde podem ser colocadas, de que espaço precisam, qual a sua tonalidade predominante? Por outro lado, que plantas ornamentais gostam da frescura do verão na varanda? Em volta destas protagonistas, formam-se grupos ao gosto de cada um, levando em consideração a exigência de luz. Os puristas optam por efectuar o seu cultivo com um tom de cores ou com diversas cores de uma única espécie. Todos os anos, há quem crie um novo "amontoado" colorido, aproveitando até o mais pequeno cantinho. Numa varanda como esta, não faltam nem o canto das ervas aromáticas nem a barrica com tomates ou morangos.

   Também causa um efeito  bonito dar tonalidades verdes à varanda de acordo com as características de uma determinada região, como por exemplo, uma característica mediterrânea com buganvílias, gênero citrus e oleandro. Os respectivos móveis da varanda, bem como vasos e outros acessórios típicos dessas  regiões, fazem o resto para criar um ambiente de férias no dia-a-dia.

 

 

(uma varanda pode ostentar um brilho colorido durante quase todo o ano, sendo que, no outono, os crisântemos e os Parthenocissus quinquefolia são capazes de assumir muito facilmente esta tarefa)

 

   Um aspecto importante no planeamento da varanda são as reflexões sobre a ordem segundo fases de floração, pois a pequena obra de arte só é realmente bem sucedida se houver sempre algo  de novo para adimirar desde a primavera até o outono. A harmonia da estação clara é criada, naturalmente pelos primeiros narcisos e jacintos, enquanto que no verão brilham os pelargónios ou as petúnias, sendo que no inverno são as ericáceas e crisântemos que assumem a encenação de cores.

   O período de férias também deve ser bem pensado. A maioria das plantas de varanda requer um cuidado intensivo. A rega diária torna-se um gesto obrigatório, sobretudo no pico do verão, sendo que algumas espécies especialmente com sede, como as petúnias ou as Datura suaveolens, devem ser regadas duas vezes aao dia. Numa ausência mais frequente, recomendam-se sistemas de rega especiais. Tão importante como a rega é afastar cuidadosamente as flores saudáveis das flores murchas, de forma a poder-se gozar de um esplendor floral exuberante e contínuo.

 

 

( se desejar transformar a varanda num oásis estival, pode aproveitar habilmente todas as dimensões. deste modo, as férias terão certamente de ser adiadas para o período frio do ano).

 

  


publicado por Mel às 19:27

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/