.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

VASOS, CAIXAS E BARRICAS

   Mesmo aqueles que afirmam não ter jeitos para plantas, podem tentar uma investida despreocupada na jardinagem de varandas. Os principiantes deverão adquirir plantas anuais comprovadas. Deste modo, os eventuais erros nos cuidados não irão causar danos muito graves. A vantagem é que, no ano seguinte, tudo pode ter um aspecto diferente.

 

 

( Apenas em casos excepcionais as esplendorosas plantas de barrica deveriam estar inseridas em grupos de plantas. Com espaço suficiente, o oleandro torna-seum verdadeiro chamariz.)

 

   O cultivo de plantas nas varandas e nos terraços é perfeitamente adequado para dar uma idéia das necessidades das plantas. No primeiro ano, escolhem-se simplesmente as espécies mais robustas; com as maravilhas, sardinheiras ou as petúnias é quase impossível fazer algo de errado. Estas plantas são  especialmente adaptadas para quem tem crianças em casa. É possível confiar os cuidados às crianças sem qualquer problema, dando azo até a um concurso de plantas com as flores mais bonitas.

   Também é interessante observar as maiores e as mais pequenas, a forma como decorre a vida das plantas em apenas alguns meses: desde que se semeiam ou plantam, na primavera, passando por um corpo de flores exuberantes no verão, até murcharem e morrerem no outono. Como mostra a experiência, os principiantes subestimam as dimensões das flores individuais, plantando-as demasiado próximas uma das outras. Regra gera, há que considerar o seguinte: as plantas pequenas, como as maravilhas ou verbenas, devem estar a uma distância de cerca de 15 cm, os pelargônios ou as petúnias precisam de, pelo menos, 20 a 30 cm de distância.

 

 

(Dispostos de forma talvez demasiado estreita e desordenada, os pelargónios, os brincos-de-princesa, as alegrias-da-casa e as verónicas espalham um alegre ambiente estival.)

 

   Um outro erro de principiantes igualmente típico é efetuar uma poda de forma bastante hesitante. muitas plantas cujo primeiro período de floração termina no Verão, podem ser ainda induzidas a uma segunda inflorescência, isto quando se podam os rebentos principais quase até a metade. De facto, este procedimento não se aplica a todas as plantas que dão flor continuamente até outubro_ nesses casos, deve-se simplesmente afastar as que estão murchas e mortas.

   Depois de uma estação bem sucedida, pode-se passar para temas mais difíceis, como o cultivo de plantas em cantos com luz fraca apropriados para as begônias ou para os brincos-de-princesa. Nestes casos, não se deve regar em demasia, de forma a evitar a decomposição  das raízes. Interessante é também o cuidado de plantas vivazes. Quando se trata de um exemplar em barrica esplendoroso, pode dar-se alterar um terraço todos os anos, simplesmente mudando-o de lugar. uma "varanda perfumada" torna-se também bastante cativante. Nestes casos, trata-se de dispor as plantas de acordo com os seus perfumes, completando-se umas às outras. Neste contexto, vale a pena explorar os pelargônios perfumados.

 

 

(Os brincos-de-princesa fazem parte das plantas tradicionais de varanda e terraço. Por isso, adaptam-se bem aos cantos entre a luz média e a luz fraca.)

 


publicado por Mel às 20:56

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/