.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Segunda-feira, 18 de Maio de 2009

PLANTAS DE BARRICA NO INVERNO

 

   Na primavera e no verão, os apreciadores de plantas gostam de adornar as varandas, os terraços e os jardins com as mais variadas plantas de barrica. Porém, muitas vezes descura-se o fato de muitas destas plantas, ao contrário das flores anuais, terem de ser protegidas da geada do inverno, um procedimento que nem sempre é fácil.

 

 

( Se não houver uma arrumação de inverno disponível, pode envolver-se a planta em plásticos ou em sacos para proteger da geada)

 

   Muitas plantas de barrica precisam de um período de repouso no inverno, sendo que as temperaturas médias dentro de casa são demasiado altas. A maioria das plantas vivazes arbustiformes não são muito atrativas quando começam a perder suas folhas nem quando suas hastes começam a murchar, pelo que não são peças decorativas bonitas numa casa. Uma exceção agradável são as plantas tuberosas, como por exemplo as begônias. Dependendo do tipo, elas são capazes de florir até finais do outono, sendo depois levadas para dentro de casa e tratadas como plantas de interior. Quando a estação chega finalmente ao fim para elas, as partes subterrâneas da planta devem ser secas e armazenadas em turfa seca durante os meses de inverno.

   Também os pelargônios, o nome botânico correto para as sardinheiras, podem ter um tratamento especial durante o inverno, podem ser armazenados ou pendurados. Antes das primeiras geadas, desenterre as plantas, sacuda a mistura e pode até 20cm.

   Corte até um olho, de forma a evitar os tocos das hastes mortas, que se podem transformar em focos de infecção. As plantas podadas são armazenadas em turfa húmida, dentro de caixas de madeira; deve ter o cuidado de separar as plantas, colocando turfa entre elas. Estas caixas são armazenadas longe da geada, mas num local fresco. Também é possível pendurar as plantas no seu ambiente de cabeça para baixo.

   Existe um outro método que consiste em libertar as raízes da mistura e embrulhar as plantas secas em papel de jornal. Cada embrulho pode ser colocado em uma caixa de madeira e armazenado num local fresco, escuro e longe da geada. No início da primavera, as plantas são desembrulhadas. As partes mortas, bem como os rebentos compridos e sem cor são cortados antes do envasamento.

 

 

 

(A proteção suficiente de ineverno das plantas de tronco alto consiste em embrulhar a copa em sacos)

 

   Se não houver espaço de arrumação disponível, com a sua ajuda, muitos arbustos e plantas trepadeiras conseguem sobreviver ao inverno no exterior. As plantas de valor que não quer perder de forma alguma podem ser tapadas com revestimentos especiais de tecido e líber, mas também pode usar plásticos, ramos de abeto e um amontoado de folhagem. Proteja a copa do arbusto, mesmo correndo o risco de danificar os ramos superiores. certifique-se de que a planta consegue respirar, para que não alastrem micoses provocadas por estes mecanismos de proteção. Uma outra possibilidade consiste em cobrir as plantas com sacos (não de plástico). Os vasos de flores podem ser cobertos na sua totalidade.

 

 

(As plantas muito grandes podem ser transportadas com a ajuda de um transporte adequado _ as carretas de saco são muito práticas nestes casos _ para a sua arrumação de inverno )


publicado por Mel às 20:14

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/