.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

HIDROCULTURA

   Muitos apreciadores de plantas gostariam bastante de ter plantas ornamentais em flor à janela, anseiam, especialmente no inverno, por tonalidades frescas de verde no seu lar, poré, têm pouco tempo para cuidar das flores, receiam também o sustento permanente das plantas ou viajam muito. Para estas pessoas, recomenda-se a hidrocultura,  a jardinagem de interiores com esforços de cuidados mínimo.

 

 

( Apesar de ser uma visão um algo rara, a hidrocultura adapta-se até às plantas de barrica ao ar livre)

 

 

( Em princípio, é possível cultivar todas as plantas também em hidrocultura. Uma vez que este método exige esforços de cuidados mínimos, é bastante apreciada também a nível individual)

 

   Esta forma de cultura, na qual as plantas decorativas e as plantas de cultivo se encontram em recipientes com soluções nutritivas, é um sistema de cultivo de plantas moderno e confortável para o jardineiro de plantas ornamentais. A rega e a adubação frequentes tornam-se desnecessárias, pelo que é um tipo de manutenção de plantas muito apreciado.

   Os conhecimentos essenciais para a hidrocultura sobre nutrição de plantas não são novos; a utilização de soluções nutritivas é há muito praticada na investigação. Na hidrocultura, em vez de criarem raízes na mistura, enquanto portadoras de substâncias nutritivas, as plantas criam raízes num substrato solto dentro de um  recipiente cheio de material granuloso de argila ( grãos de argila expandida); este material confere-lhes firmeza e permite que a solução nutritiva especial e o ar atinjam seus órgãos de sustento.

   Os grãos de argila expandida são uma substância espumante e porosa. O substrato feito de grãos de argila expandida, especialmente preparado para a hidrocultura, é retirado de argila pobre em sais minerais, e quimicamente neutro; não se decompõe nem apodrece, é leve e é capaz de armazenar uma determinada quantidade de humidade, que volta lentamente a produzir para o aumento de humidade. Com o indicador de nível de água é possível controlar o nível da água, ou seja, da solução nutritiva. A planta apenas se pode desenvolver se o nível da água não estiver demasiado elevado durante demasiado tempo; por outro lado, a seca contínua, ou seja, um nível de água demasiado baixo, também é prejudicial. A melhor solução será manter o nível de água no "mínimo" ou, quanto muito, no "óptimo". Apenas durante períodos de ausência longos se deve manter no "máximo". Como segurança, deve-se lavar ocasionalmente o indicador de nível de água de raízes em crescimento, de restos de adubo e da sujidade.

   A localização das plantas num espaço, bem como a intensidade de luz e a temperatura desempenham um papel um papel fundamental na hidrocultura. A idéia de que as plantas cultivadas no sistema de hidrocultura precisam de menos luz do que as plantas cultivadas em vaso É FALSA.

   No que diz respeito aos métodos de propagação, seja por estacas ou sementes, não existem diferenças no cultivo de plantas jovens entre a hidrocultura e o cultivo em mistura. A mudança de uma plantas em mistura para hidrocultura é possível, mas é algo difícil.

 

 

 

( Para a hidrocultura é necessário: recipientes para as plantas, substrato de grãos de argila expandida, um indicador do nível de água, pois de outro modo não seria possível controlar a humidade)


publicado por Mel às 17:32

link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De ana a 8 de Setembro de 2010 às 01:33
eu gostaria imenso de praticar hortucultura, mas não sei onde adquirir as pedrinhas cá em portugal.
poderia me ajudar
1 abraço

mt obg por esta informação no seu blog
ana


De Vanessa a 17 de Outubro de 2012 às 18:26
Olá, eu sei que esse post é antigo, mais estou procurando este indicador de nível de água (hidrômetro) para vender, mais não encontro.
Você sabe onde eu consigo encontrar??

meu e-mail é: nessa_haro@yahoo.com.br
Obrigado!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/