.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Sábado, 14 de Março de 2009

O LOCAL CERTO

 

 

A JANELA SUL

 

 

 

 

Quem cuida de plantas ornamentais, certamente já sofreu algumas decepções com esta e aquela protegida de cor verde. Por  vezes, uma planta inicialmente saudável e decorativa desfalece sem que seja notada, vê as suas folhas tristemente penduradas até que acaba por definhar, simplesmente por lhe ter sido reservado um lugar errado dentro de casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (quem tem uma fachada de janela ampla, pode oferecer às suas plantas desde condições de luz com muita claridade, na janela, até à luz média, um pouco mais longe da janela,tudo isto numa única divisão.)

 

Os cuidados que temos para com as plantas ornamentais só valem a pena se estas forem colocadas num local em que as condições correspondam às  do seu habitat. Naturalmente, para a maior parte das plantas de folha e, sobretudo, das plantas de flor, a janela é o local preferido. Porém, muitas plantas também se dão bem se estiverem um poço mais afastadas

da janela. As plantas que se adaptam aos locais com luz média ou com luz muito fraca, podem ser melhor tratadas quando colocadas numa estante, em cima da mesa, ou numa mesa reservada especialmente para flores. O fato de as necessidades das plantas ornamentais serem tão diversificada no que diz respeito a luz, a temperatura e humidade, torna possível acomodar adequadamente estas companhias verdes em quase todas as divisões da casas.

   Normalmente, preferimos os espaços virados para sul, o ponto cardeal de onde vem mais luz e os raios de sol mais quentes, o que não é necessariamente benefício para adornos de interiores verdes e floridos. Uma janela virada para o sul apenas oferecem condições ótimas para um crescimento saudável às habitantes do deserto e a algumas amantes do sol à prova de calor. Mas mesmo nestes casos, uma luz mais fraca durante as horas mais quentes dos dias de verão é bem mais favorável do que o sol abrasador do meio-dia. No inverno algumas plantas suculentas que suportam bem o calor necessitam de um lugar claro, mas fresco. É ocaso da maior parte dos cactos-orquídea, como por exemplo o popular cacto-de-natal. De entre as estelas de plantas adequadas à janela sul soalheira, contam-se não só as Pacypodium, com sua folhagem decorativa profusa, mas também a rosa-do-deserto, que anseia pelo máximo de calor e luz solar, não esquecendo ainda os vários tipos de eufórbias. Os agaves, os alões e a folha da fortuna de folhas carnosas suportam igualmente bem o calor da janela ao sul soalheira.

 

 

 

 ( A folha-da-fortuna gosta de estar na janela sul. As suas flores pequena e graciosa cobrem um vasto espectro de cores.)

 

 

 

 

   Contudo, também as plantas de flores exuberantes, como a espetacular  alamanda, com suas flores campanuladas amarelas e brilhantes, se sentem totalmente satisfeitas com um lugar ao sol. A corações-desfeitos de folhas carnosas, cujo os rebentos decorativos pendem de cima de um cesto suspenso ou de qualquer outro lugar elevadocomo se fossem cortinados, é uma apreciadora do sol particularmente singular. Algumas buganvílias também se sentem bem na janela ao sul.

 

  

 

 

 

(As combinações invulgares da janela suscitam imediantamente olhares indiscretos: aqui podem ver-se buganvílias e rosas-da-china ao lado de alecrins e salvas)

 

 

 

 


publicado por Mel às 21:59

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/