.posts recentes

. DOENÇAS E PRAGAS

. HIDROCULTURA

. PLANTAS DE BARRICA NO INV...

. DAR FORMA ÀS PLANTAS

. UM TEMA DELICADO: A REGA ...

. O SOLO APROPRIADO

. RECIPIENTES PARA PLANTAS ...

. VASOS, CAIXAS E BARRICAS

. PLANTAS DE VARANDA E DE T...

. PLANTAS NA COZINHA E NO P...

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

Sábado, 21 de Março de 2009

O LUGAR DA JANELA ESTE E OESTE

 

   Tanto a parte  este quanto a parte oeta da casa constituem os lares mais apropriados para as plantas ornamentais, mais do que a parte sul, que apresenta uma incidência de luz solar extremamente elevada. Nestes locais, as plantas recebem luz abundante de manhã  à noite sem terem que suportar o sol abrasador durante várias horas do dia.

 

 

( A marca típica de um local na janela a este ou a oeste é a claridade e não a luz solar total: a esta luz, apenas a Ficus benjamina não se dá bem)

 

   A janela a este revela-se particularmente favorável. Este é o lugar perfeito para as plantas que gostam de locais com claridade, mas pouca luz solar. Por outro lado, as plantas que suportam a luz média também se sentem bem aki. e entre as plantas ornamentais, até mesmo as filhas do sol suportam este local. De manhã e à tarde o sol que incide sobre a parte este da casajá não é tão forte a ponto de ser necessária uma proteção; proporciona apenas a luz e o calor necessários para permitir que o crescimento das plantas e o desenvolvimento salutar das flores se processe de forma ininterrúpida.

 

(o dragoeiro faz parte das plantas para as quais as condições de luz das divisões a este e a oeste são perfeitas)

 

   O número de plantas  adequadas para as janelas este e oeste é abundante; não só a espermania da avó, que se espreguiça agradavelmente sob o domínio da luz solar, mais também o dragoeiro singular se desenvolve aqui muito bem. O papiro e a Ficus benjamina sentem-se igualmente bem, tal como muitas plantas de flor, como por exemplo violetas-africanas, alegrias-da-casa, gloxínias ou violeta-dos-alpes. Finalmente, também a maioria das orquídeas são favorecidas com um lugar na janela este ou oeste. naturalmente o suprimento das plantas como água suficiente e não em demasia deve ser assegurado de acordo com cada estação do ano. Mesmo quando a umidade do ar é suficiente, há que ter em consideração o calor do Verão e o aquecimento no inverno.

   Se a janela não se situar exatamente a este ou a oeste e se estiver voltada mais para nordeste ou para noroeste, será conveniente será conveniente decorar o parapeito da janela com plantas que, no seu habitat natural, crescem em florestas tropicais. São plantas que precisam especialmente de calor, mas que têm uma necessidade de luz e sol muito reduzida. Deste tipo de plantas fazem parte as Soleirolia soleirolii e os clorófitos, o popular filodendro e as Schefflera, bem como várias e´spécie de fetos; de entre as plantas de flor, contam-se as plantas- flamingos, as prímulas e as begônias.

 

 

( Para determinar o local perfeito para as plantas, vale a pena experimentar colocá-las em mesas ou pilares para plantas. desta forma, é possível ajustar a claridade de forma exata)

 

 


publicado por Mel às 21:55

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.relógio

. visitas


contador de visitas

.Bipolaridade

http://odiaadiadabipolaridade.blogs.sapo.pt/

.Dicas para donas de casa

http://donadacasa.blogs.sapo.pt/

.Coisas de gatos

http://minhasgatas.blogs.sapo.pt/

.Aquários e peixes

http://terapiadaaquarofilia.blogs.sapo.pt/

.Artesanato

http://vamosfazerarrte.blogs.sapo.pt/